7 de março de 2016

Primeira semana de atividades na Vila-Escola em 2016 - 01/03 - 04/03

Estamos de volta! As férias acabaram e as atividades da Vila-Escola já recomeçaram a todo vapor. A volta de atividades em 2016 na Vila-Escola trouxe várias novidades. Para começar, agora estamos funcionando no período da manhã. Então estamos com dois períodos de atividades na V-E: o matutino e o vespertino. A princípio essa mudança veio para atender à moçada que ia mudar de turno na escola municipal e ia ficar impossibilitada de continuar frequentando a V-E. Mas também vemos essa mudança como um passo dado no caminho para virarmos uma alternativa legal para a criança e família que queira estar na Vila-Escola em tempo integral.

Apesar de todas as crianças – tanto no período matutino quanto vespertino – frequentarem a V-E no contra turno escolar, são várias as propostas de atividades para esse ano que visam construir um campo repleto de cuidado para que a criança possa estar em tempo e de forma integral na Vila-Escola.

Eis algumas atividades propostas para esse ano (algumas são velhas conhecidas, outras são novidades):

- Tutoria/Encontro com Tutores: Todo educador é educador de todos, porém o tutor está especialmente em contato com uma criança. Cada tutor tem uma quantidade de tutorandos. Além do contato diário, existe um momento na semana para o tutor conversar com seus tutorandos – é o “Encontro com Tutores”.

- Projetos de Saber: são os projetos de pesquisas que nascem dos interesses das crianças e dos educadores. No começo do ano são relacionados vários interesses de projetos. Os mais votados constituem os Projetos de Saber que são sempre conduzidos por um educador e por um grupo de crianças. Ex: música, natação, culinária, etc.

- PIP: o Projeto de Interesse Pessoal nasce do interesse de uma criança por algum assunto qualquer. O Projeto será conduzido pela própria criança, com um educador sempre dando suporte.

- PIG: o Projeto de Interesse em Grupo é semelhante ao PIP e existe para aproveitar o interesse de uma criança pelo mesmo tema que outra. Forma-se então um pequeno grupo, também acompanhado por um educador.

- Jogos Colaborativos: são jogos que visam diminuir o apelo à competição e estimular a colaboração e solidariedade entre as crianças. Na competição um ganha e os outros perdem. Na colaboração, todos ganham.

- Roda de Conversa: é um momento em que qualquer um pode trazer assuntos para conversar em grupo. Resolução de conflitos, valores da Vila-Escola, temas do cotidiano, assuntos do mundo, temas para pauta de Roda ou qualquer outro tipo de assunto. Pode-se dizer que a Roda de Conversa é um tipo de “Rodinha”.

- Roda: é a tradicional assembleia semanal da Vila-Escola, onde todas as combinações são feitas. “A Roda é o coração da Vila-Escola”.

- Esfera: A Roda é tão importante que a comunidade da V-E percebeu e decidiu que a presença de todo mundo é necessária. Assim, foi criada a Esfera, que acontece uma vez por mês com a presença obrigatória de todos. Inclusive, fazemos muita questão de convidar os familiares das crianças para a Esfera. Ela acontece toda 1ª terça-feira de cada mês às 15h30.

- Grupos de Cuidado: grupos de crianças e adultos destinados a cuidar da organização e do espaço da V-E. Por exemplo, os cuidados na Biblioteca, nas salas, com os materiais e brinquedos, etc.

- Atividade livre: qualquer tipo atividade dentro ou fora da V-E. Lembrando que as excursões para fora da V-E sempre são acompanhadas de um ou mais educadores.

- Trabalho Interno: momento em que somente os educadores se reúnem para conversar e resolver questões referentes à Associação mantenedora do Projeto, à captação de recursos, divulgação e diversos assuntos que envolvem a construção do Projeto.

- Roda de Conversa sobre Educação com a Comunidade: momento reservado para conversarmos sobre educação. É aberto para todas as pessoas e acontecerá de 15 em 15 dias.

- Todas essas atividades foram conversadas em Roda, distribuídas nos dois períodos e serão como sempre recheadas com os deliciosos lanches que são oferecidos pelas amigas e amigos voluntários da V-E.


Nossa primeira semana de atividades, que começou no primeiro dia desse mês de março, foi cheia de conversas. Começamos com um Esfera na terça e no dia seguinte ainda fizemos uma Roda. Conseguimos conversar sobre o quadro de atividades proposto para esse ano, rever e atualizar todos os combinados da V-E – para quem não sabe, os combinados são as regras da Vila-Escola, que são sempre decididas em Roda e às quais todos tem o mesmo direito de voz e voto – e elaborar uma lista de interesses para os Projetos de Saber (que ainda precisamos selecionar quais irão se realizar). Ainda nos reunimos com os pais depois do horário da V-E para apresentar a proposta de atividades para esse ano. Dá-lhe saliva. Mas o tempo é o nosso amigo – ainda mais agora que dobramos os períodos. Assim ainda tivemos tempo para fazer um jogo colaborativo bem bacana, passar uma tarde fazendo atividades livres na V-E (brincando na casinha, fazendo origamis e aviões) e noutra tarde fomos dar um mergulho na represa. Esse ano promete!

Um comentário:

Lana Pereira disse...

Tenho muito carinho e orgulho por este trabalho!