Eu
conhecia a Vila-escola de longe, de ouvir falar e de pequenas e rápidas visitas pontuais em festas, mas sempre tive grande
carinho por ela, além do interesse em estar mais próxima. Neste ano em abril
fui então convidada a integrar o quadro de educadores logo no início de maio,
ficando responsável pelo Projeto de Saber Artes Visuais (anteriormente chamado
de Projeto de Saber Desenho), e de Teatro quando há interesse da criançada.
Venho
contar aqui é um pouco de como temos pensado e realizado a Arte Educação dentro
do Projeto de Saber Artes Visuais, que tem ocorrido continuamente com grupos de
até 10 crianças com idades entre 06 e 13 anos. Nossos encontros são semanais às
segundas-feiras, e ocorrem das 13h30 às 15h. Os
educandos escolhem previamente de qual projeto irão participar em cada dia da
semana pelo período de um mês, após este prazo podem mudar de projeto.
A
Vila-Escola é uma experiência de Educação Democrática, Libertária e um tanto de
outras coisas, mas vou me ater desta vez a esta última característica, pois
assim é possível entender melhor algumas escolhas pedagógicas que têm sido
feitas.

Nosso
intuito é proporcionar a liberdade em outro âmbito, mais profundo, dentro de um
campo composto por solidariedade e respeito – como temos escrito num cartaz
perto da cozinha “Liberdade é fazer o que se quer, combinado com o outro.” – que
possibilite e proporcione a vida saudável dentro de uma (da nossa) comunidade.
E para vivermos nossa livre expressão dentro de uma comunidade, seja ela qual
for, necessitamos de autoconhecimento e ferramentas para interagir com nosso
meio, e é isto que, dentro do Projeto de Saber Artes Visuais, buscamos
disponibilizar para todos nós.
No
caminho do autoconhecimento em relação às nossas habilidades artísticas,
precisamos romper com as certezas equivocadas que são dadas às crianças dentro
da educação formal, possibilitar que ao menos questionem o que lhes foi
previamente dado como verdade absoluta, seja racional ou emocionalmente. Em
outras palavras apresentar-lhes um fazer artístico onde seja possível existir uma
representação de um cachorro vermelho com patas de dinossauro em que a base não
precise ser sempre um retângulo branco, e trabalhar para a supressão da certeza
de que ele não é um bom desenhista, pintor ou fazedor de qualquer coisa.
Buscamos propiciar a descoberta de seres ativos, criativos e criadores também
por meio das artes visuais.

O
“dom do desenho” ou o “dom da música” ainda são lugar comum, por isso muitas de
nossas crianças acreditam que, tendo nascido sem o tal dom, nunca serão bons
artistas e que seus trabalhos não são dignos de serem apreciados. E esta
desconstrução pode ser realizada com o auxílio, entre outras coisas, da
aprendizagem técnica.
Assim,
nós trabalhamos no projeto com apresentação de técnicas de artes visuais e desenho,
seguidas da livre experimentação das mesmas. Ao menos um ponto tem sido bastante recorrente em nossos encontros: observar e desenhar o que se vê. A observação
do mundo em cores e linhas vai aos poucos ruindo o muro de ilusões que nos
afasta das nossas capacidades artísticas, e amplia nossa conexão com a
linguagem visual, proporcionando que sejamos aptos a cada vez mais nos
expressarmos através de nossas criações.

Seguimos tentando fazer nossa parte!
Marina
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