4 de junho de 2012

Estamos na Cúpula dos Povos!!! êêêê!

É com grande emoção e orgulho que anunciamos nossa participação na Cúpula dos Povos!!!

Olha a gente aí, bem no finalzinho, na última página...
A Cúpula dos Povos é um evento que vai ocorrer no mesmo momento da Rio+20, e se firma como uma contraproposta ao que será apresentado na Rio+20, onde a sociedade civil não decide e muito pouco participa. 


Assim, a Cúpula será um espaço de participação popular, mobilização dos movimentos populares em todas as suas formas, desde organizações ambientalistas, feministas à iniciativas socioeducacionais como é a Vila-Escola, tendo como marco político a luta anticapitalista, classista, antiracista, antipatriarcal e antihomofóbica.


Acontecerá no mesmo período que a Rio+20,  entre os dias 15 e 23 de junho de 2012, no Aterro do Flamengo - RJ e discutirá principalmente aquilo que não será pauta  do evento da ONU, ou seja, as práticas reais e possíveis de mudança socioambiental, que não podem deixar de passar pela crítica ao sistema capitalista.

Por essas e outras, tem tudo a ver com os princípios da Vila-Escola, então porque não participarmos né?!

Na verdade, como demorou um pouco a resposta já estavamos desanimados com a possibilidade de participação, mas não culpamos a organização do evento, já que foram muitaaaaasss propostas e a Cúpula tem um caráter mais voluntário e surgiu da organização popular. E foi no sábado que saiu a listagem.

Ficamos no grupo Territórios do Futuro, o que significa que aqueles que participam deste grupo representam iniciativas que representam um futuro possível, que contemple justiça social e ambiental de forma democrática e includente.

Ainda não sabemos quando será nossa apresentação e como só soubemos da resposta agora temos pouco tempo para decidir um monte de coisas: quem irá nos representar, como iremos, onde dormiremos, o que vamos levar pra lá, como arrecadaremos a grana para ir...e conter a ansiedade.

Agora é um momento de muito trabalho e muito especial também. Pessoalmente, nunca pensei que trabalho pudesse ser algo tão prazeroso.

É isso. Gostaria que todos vocês que acompanham e participam da Vila-Escola soubessem e compartilhassem conosco este momento. E se você estiver no Rio na data do evento, tente ir!

Também deixo em aberto para quem quiser opinar, dar sugestões, apoiar, dar ideias, este espaço é aberto a todos, não só este post como todos os outros.

Quem quiser saber mais sobre a Cúpula dos Povos, visite o link: cupuladospovos.org.br/


Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens, voces merecem !!!
Mauricio