Já houveram dois encontros com a Dolores, o primeiro sobre cozinha primitiva, onde as crianças e educadores puderam aprender mais sobre como cozinhar com simplicidade e poucos recursos, sem perder o sabor dos alimentos. Eu (Juliana) não fui e, por isso não posso dar muitos detalhes, mas logo sairá um post de alguém que foi.
O segundo encontro de Arte-Culinária com a Dolores foi para fazer biscoitos. Esse eu também não fui, mas garanto que os biscoitos ficaram ótimos!!!
Entre o 1º e 2º encontro da Dolores teve um encontro com a Lulu, artista de Cumuruxatiba e também colaboradora da Vila-Escola. Sua proposta corajosa foi ensinar-nos a fazer pão de batata! Digo corajosa pois éramos muitos, ávidos por conhecimento (mais do que por alimento), a mexer com farinha, água, dar o ponto da massa, etc. etc.
Foi uma atividade muito prazerosa onde aprendemos a separar o ovo antes de colocar sobre a massa (poderia estar podre), a quantidade de farinha ideal, de açúcar, água, fermento. Tivemos uma aula sobre a origem da farinha de trigo e seus diversos processamentos (a Lulu inclusive levou vários tipos de cereais para ver e comer, né João e Iago?!) e os vários tipos de farinha que existem.
Depois de misturar todos os ingredientes, levamos a geladeira por 30 minutos. Neste intervalo fizemos a roda, atividade de toda segunda-feira. A Lulu, mais uma vez mostrando toda sua coragem, distribuiu a massa entre todos os estudantes (que previamente levaram suas bacias para preparar a massa) até dar o ponto para assar. Foi uma lambuzera! farinha para todos os lados e a Cristal no trabalho de faxinar o chão.
![]() |
essa foi a técnica ensinada para sovar a massa, mas os estudantes usaram técnicas menos tradicionais |
Por fim, o pão ficou pronto, deixamos crescer e levamos ao forno. Os pães foram distribuídos e ficaram uma delícia, apesar de minha descrença.
![]() |
Ficou assim, mas não foram esses da foto |
Nenhum comentário:
Postar um comentário