8 de abril de 2012

Novo Projeto de Saber - Corais

Esse foi ideia do Cauê. Sabemos que aqui em Cumuru existem vários locais no mar onde podemos encontrar recifes com a presença de corais. Mas o que são mesmo corais? Um grupo de pessoas que cantam?... Uma pedra? Ou como disse o Théo - Uma pedra viva! - Enfim... Para saber mais sobre esses estranhos seres e outros que o habitam é que vamos estudar um pouco a respeito.

Como a ideia foi do Cauê, por um interesse próprio e particular, ele será o coordenador do projeto. Olha que responsabilidade! Muitas das crianças e dos educadores também tiveram interesse em estudar o tema e juntos iniciamos as atividades.

A primeira foi buscar livros e informações sobre os corais. E tínhamos já bastante coisa a respeito em nossa biblioteca. Depois marcamos um dia para ir a praia e estudar in loco, algo como um trabalho de campo. Coletamos várias amostras na praia e descobrimos uma variedade de tipos. As fotos abaixo mostram um pouco isso.

O projeto ainda não terminou. Estamos pensando em elaborar um jogo ou alguma coisa para registrar o nosso aprendizado. Em breve traremos mais informações para vocês.

Uma aula sobre corais - cada um fala o que sabe e colabora um pouco  para a formação do conhecimento de todos

Algumas amostras de corais e algas na mão da Gilda

Na empolgação coletamos uns bons quilos de corais...

Alexandre apresentando um material que conseguiu produzido pela ONG Corais Vivos  (Porto Seguro-BA)

Separamos alguns para levarmos para a Vila-Escola. O restante, devolvemos para o mar

Nenhum comentário: