23 de setembro de 2010

outubro de 2009

Diários de Cumuruxatiba
Outubro de 2009



No mês de outubro, realizamos os II Jogos do Projeto de Gente. As modalidades, tabelas e regras foram combinadas em muitas Rodas de Conversação. As medalhas foram confeccionadas na Oficina de arte da Eliana. Foram feitas de argila pelas mãos das próprias crianças, queimadas no forno da artista e, depois, pintadas nas cores do Projeto. Desta vez foi preciso realizar as competições durante os fins de semana, uma vez que, este ano, temos meninos e meninas em dois turnos. Assim, haviam times de jogos coletivos constituídos por gente da manhã e da tarde.

Toda a competição foi marcada pelas chuvas intensas que desabaram sobre a vila. Tivemos que adiar por, pelo menos, dois fins de semana os jogos. Claro que se dependesse da moçada a chuva não atrapalhava nada; porém, todos sabiam que muitos pais e mães iriam certamente nos escabrear. Decisão muxoxenta: adiar.

Como sempre, pudemos observar que, dado que “valiam medalha”, os jogos eram levados muito mais a sério do que no dia a dia de nossas atividades. Jogos que, comumente, duram 10 minutos, chegavam a durar 50, 60. Lances que, comumente, não eram discutidos, geravam dúvidas e muita conversa. Continuamos com a regra dos I Jogos: “nas competições não existe a figura do juiz, pois ninguém pretende trapacear”. A Cristina conversou sobre a diferença entre uma certa malícia inerente aos jogos e a trapaça propriamente dita. Foi mantida também a figura do observador que, quando solicitado, dizia o que havia visto – não era, portanto, um juiz.

Aqui estão as modalidades e os vencedores dos II Jogos do Projeto de Gente:

1.Xadrez – Degenan
2.Gamão – Sulamita
3.Dominó – Sulamita
4.Damas – neste momento ainda estamos conversando sobre o que fazer já que um dos finalistas, o Robson, precisou mudar-se da vila.
5.Soletrando – Ioane
6.Tabuada – Ioane
7.Queimada Brasil – Time C: Douglas Costa, Sol, Ismael, Sulamita, Cleiton, Alexandra e Olívia
8.Queimada Suiça – (faz parte de um projeto de brincadeiras do mundo; neste caso, a Alexandra - filha de um suiço (o Walter) e de uma angolana (a Dolores) – trouxe as regras) Time: Sulamita, Allan, Ismael, Luli, Bruno e Abimael.
9.Bandeirola – Allan, Weber, Bruno, Ricardo, Sulamita
10.Cinco Cortes – Allan e César
11.Vôlei de Praia – Ioane e Sol
12.Vôlei com 4 jogadores – Ioane, Douglas Costa, Ornan, Stefany
13.Vôlei com 01 jogador – Ioane
14.Futebol de dedo (peteleco) – Bruno
15.Futebol de Botão – Cleiton
16.Futebol de Areia – Cleiton, Bruno e Ricardo
17.Cordão – Ricardo
18.Cabo de Guerra – Douglas, Ornan, Sulamita, Mavila, Abimael
19.Peteca – Bruno e Cleiton
20.Corrida Simples – 3 categorias: Abimael, Mavila e Cleiton (vale dizer, três irmãos velocistas)
21.Corrida com Ovo – Cleiton
22.Salto em Distância – 3 categorias: Ricardo, Ana Paula e, empatados, Olívia e Abimael
23.Salto Triplo – 3 categorias: Ricardo, Olívia e Mavila
24.Torneio de Tirar Salto – Xaropinho

Estamos organizando a festa para a entrega das medalhas e que, provavelmente, será também uma comemoração de encerramento das atividades do ano. As escolas entram em férias na primeira semana de dezembro. Adiantando um ponto, estamos, este ano, tentando organizar uma atividade semanal durante as férias (provavelmente em torno do blog e alguns torneios de jogos – gamão, peteca, etc.

Este mês foi concretizada a compra de um computador portátil e um mini-modem (este vai chegar em novembro) que vão dinamizar as comunicações do Projeto com o mundo e também fortalecer a oficina de informática da Cristina. Esta compra foi possível graças a um baita esforço realizado pela Associação Projeto de Gente, lá no Rio de Janeiro. A Cristina, a Fátima, o Jorge e o João fizeram uma espetacular campanha e arrecadaram uma quantia que, além de comprar o lap-top, possibilitou a continuação do processo de qualificação da Associação como uma OSCIP. No demonstrativo financeiro estão – ou estarão proximamente – as planilhas da campanha e, também nos blogs, os nossos agradecimentos – aqui renovados – a todos que trabalharam na campanha e a todos que contribuíram financeiramente. Muito, muito obrigado!

Até novembro!

Nenhum comentário: