26 de dezembro de 2008

NOVEMBRO DE 2008

Mês intenso, carregado de emoções: fim de ano, crianças preocupadas com as provas finais, recuperações, “bombas”, entrega da casinha do Projeto, a possível diminuição no número de crianças para 2009, gente que não conhece o trabalho falando mesmo assim -pessoas que, com maior ou menor consciência, comentam sobre a velha - e sempre importante - questão da liberdade, pessoas que não conseguem - não desejam - ver as crianças exercendo autonomia e escapando de certos controles, pessoas que não desejam ver crianças questionando o que para eles é inquestionável, pessoas que não querem crianças sendo elas mesmas porque não têm coragem para fazer o mesmo. Enfim, reatividade. Esta reação tem, por um lado, nos entristecido muito; porém, por outro, nos faz ver com mais nitidez o valor, a intensidade e a boa direção do trabalho. Estamos percebendo que enquanto o projeto era uma sementinha não eram precisos tantos cuidados, agora que é um brotinho, aflorado, é preciso protegê-lo dos predadores "naturais" e das intempéries - estas sim, naturais - que influenciam seu crescimento.

Mas, vamos em frente: trabalhamos muito – quase todos os dias era tema de roda - a questão do grupo de 2009 e a Sulamita deu a idéia que, ajustada com a colaboração de outros, foi considerada a mais justa e democrática para tratar do problema. Foi então combinado que em dezembro será realizada uma assembléia com o maior número possível de crianças e educadores. Cada um vai escolher o grupo que considerar melhor para o Projeto. Este número será definido, combinação entre todos, pelos educadores. Os critérios serão: (1) afinidades, naturalmente, e (2) quem é percebido como uma pessoa que considera o Projeto de Gente importante em sua vida, aqueles que no dia a dia fazem o trabalho se desenvolver, pode ser uma criança bagunceira, é a sua relação com o projeto que conta. É uma proposta que contempla o “sim”, não o “não”. Se houver empate entre alguns, sorteio. Assim que conseguirmos mais gente grande as vagas vão se abrindo.

Difícil solução, mas trabalhada com carinho e atenção por muitas crianças

Resolvemos também nos preparar para a eventualidade da casinha ser mesmo vendida neste verão. Em relação a esta questão - local -, temos duas opções: (1) alugar um espaço - estamos procurando algo para depois do verão (logicamente já estamos procurando desde agora); (2) pensamos - e gosto muito da idéia - em montar uma tenda de circo (idéia baseada na "Tenda dos Milagres", do Jorge Amado). Existem duas possibilidades de terreno que poderiam ser cedidos em comodato, compraríamos uma lona de circo usada e construiríamos uma casinha - talvez de sapé - para guardar objetos (um dos terrenos vem com a possibilidade de a própria proprietária fazer uma casinha de quarto, sala, banheiro e pequena cozinha)... Achamos a idéia do circo muito apropriada: marca bem a alternativa que é o Projeto de Gente; tem a cara das crianças e do próprio projeto; compartilharíamos um espaço coletivo – o que seria muito interessante na socialização e construção do respeito às atividades que se fariam concomitantemente. Está aberta a “Campanha Tá na Lona”: quem souber de uma lona de circo usada ou nova boa para doação ou com bom – ótimo, maravilhosos, o melhor – preço, procure-nos.

Este mês marcou o início das atividades da Silvana, professora de matemática na Escola Algeziro Moura, pasteleira de mão cheia, pousadeira, violeira e dona do abraço mais caloroso da Vila,... da Bahia,... do Brasil... e há quem diga de todo o mundo. No Projeto ela vai nos abraçar, cantar –está preparando um coral -, tocar e ensinar violão. Uma linda contribuição para todos nós! Bem vinda!

O bingo na Pousada Rio do Peixe foi um sucesso. Milena e Luiz demonstraram, mais uma vez, todo seu carinho com o Projeto ao oferecer as pizzas. Arcamos apenas com o custo das bebidas.

O cartaz e o convite ficaram assim:

B I N G O

A POUSADA RIO DO PEIXE convida todos para
o bingo em comemoração ao primeiro ano de
atividades do PROJETO DE GENTE em Cumuruxatiba!

22 de novembro de 2008
Às 19:00h
Na Pousada Rio do Peixe

Pizza da Paula, cerveja e refrigerante, além de 03 cartelas para o
sorteio das peças oferecidas pelas artistas Renata, Eva e Eliana


Além deste evento a Pousada É – Esther e Hans – nos ofereceram, de surpresa, a arrecadação de um bingo comemorativo do aniversário do Hans. Muito obrigado, amigos!

Vamos arrumar a casinha e fazer uma caixinha para o início do ano.

Até dezembro!

Nenhum comentário: