3 de maio de 2008

MARÇO DE 2008

Finalmente, de volta à Cumuruxatiba, depois de uma temporada maior do que a prevista no Rio de Janeiro.

Logo na manhã seguinte à chegada, 06 de março, à medida que encontrávamos as crianças, e mesmo os adultos, ouvíamos a mesma pergunta: “E aí, quando é que o Projeto começa de novo?”

Nos primeiros dias fizemos um trabalho de recontato com a equipe de educadores de 2007 e as crianças – que estavam recomeçando suas aulas nas escolas num clima político um tanto conturbado.

Logo percebemos que mudanças, naturalmente, aconteceriam também no Projeto de Gente: alguns educadores não poderiam estar novamente conosco; algumas crianças haviam mudado de cidade.

Combinamos, para 10 de março, um encontro debaixo da mangueira no quintal da casinha do Projeto. Neste dia compareceram 10 crianças do grupo de 2007 e 12 novos candidatos a 2008. Conversamos sobre as férias, Rio de Janeiro, Cumuruxatiba, o reinício das aulas nas escolas, as confusões políticas, o reinício do Projeto, o Projeto em 2007. Rimos muito com muitas histórias, relembramos do que mais cada um gostou e menos também, reclamamos de brigas, provocações e vaias, dos projetos idealizados mas não concluídos, lembramos da festa de 09 de janeiro e dos desenhos e cerâmicas produzidos por todos...

Combinamos fazer novos encontros ao pé da mangueira durante os próximos dias para reorganizar o Projeto. Em 14 de março, uma sexta-feira, fizemos um passeio ao Areião.

Enquanto isso, os encontros com os educadores também iam acontecendo. Foi ficando claro que seria interessante começar o trabalho em 2008 com a seguinte estrutura: 2ª, 3ª e 4ª, atividades na casinha do Projeto; 5ª, encontro entre os educadores (desde o ano passado vínhamos percebendo a necessidade desse tipo de acontecimento no Projeto para troca de idéias sobre os conceitos do Projeto de Gente, para uma organização mais harmoniosa entre os ideais de cada educador que, por ser voluntário, traz para o trabalho o seu próprio sonho, sua própria perspectiva e método. Os encontros também vão servir para uma troca mais organizada e freqüente das observações a respeito das crianças realizada por cada um de nós); e a 6ª será reservada para atividades fora da casinha: passeios, filmes em DVD na casa de participantes do Projeto, lanches também nas casas das crianças e dos educadores, etc.

Nas semana de 16 a 22 de março, realizamos novos encontros. Este movimento foi importante porque as crianças que participaram em 2007 iam tomando conhecimento – e espalhando para todo lado – do retorno do Projeto.

Em 25, 26 e 27 foi realizada uma limpeza geral da casinha e do quintal. Cerca de 15 crianças compareceram. A faxina foi um sucesso! Rastelamos, separamos folhas já tendo em vista um projeto de horta, muita água e sabão, risos e escorregões...

Em 26, discutimos também os termos de um cartaz a ser espalhado por toda a vila: “O Projeto de Gente convida todas as crianças que participaram de suas atividades em 2007 a comparecer na casinha do Projeto nos seguintes dias: 31 de março, 01 e 02 de abril, sempre às 13h. ATENÇÃO: Compareçam todos que desejem continuar no Projeto, pois, nesses dias, será organizado o grupo de 2008. O Projeto de Gente convida também as mães, pais ou responsáveis a nos visitarem.”

Em 29 de março, uma trupe de 12 crianças e educadores colou os cartazes nos pontos já conhecidos por toda a população.

Em 31 tínhamos 25 crianças na casinha. Em 01 e 02 de abril, 29. Como no ano passado, as 25 do primeiro dia não foram, necessariamente, as mesmas dos outros dias. Fizemos rodas no início das atividades e o grupo ficou fechado com 45 crianças: 15 meninas e 30 meninos.

A equipe atual é composta por: Renata Homem, artes; Dolores, culinária e horta; Ângela, vôlei e peteca; Paulinho, xadrez e damas e Alexandre. O Giorgio vai ajudar na criação de um viveiro de mudas – o Projeto de gente está associado ao NEMA (Núcleo de Estudos do Meio Ambiente de Cumuruxatiba) num trabalho de replantio da mata ciliar do Rio barrinha que corta a vila. Juliana, bióloga, também está se organizando para participar. Nitão vai oferecer tempo para ensinar a construção das mesas que são uma necessidade premente.

Deste modo, o Projeto de Gente reiniciou suas atividades em 31 de março de 2008 – 44 anos após o duro golpe contra a democracia em nossas terras, o Projeto segue com seu movimento a favor da democracia e da liberdade. Nossas metas, este ano, incluem, entre outras: concluir com mais atenção e cuidado os projetos propostos, organizar mais adequadamente o demonstrativo financeiro da Associação Projeto de Gente, melhorar as comunicações com o Rio de Janeiro, agilizar a página na internet e... sempre trabalhar mais e melhor.

Como vocês perceberam entramos um pouquinho em abril... Então, até o fim do mês!

Nossas crianças:
Alexandra, Andrieli, Anna Paula, Aurélio, Allan, Carlos André, Dagnam, Dilermando, David, Daniel, Douglas, Douglas, Eviton, Flávio, Fabiane, Flávia, Guilherme, Gladston, Gabriel, Igor, Ingrid, Jonas, Ioane, Josinéia, Laiara, Luli, Leílson, Leidiane, Maciele, Mirele, Marcelo, Marta, Messias, Marlon, Mateus, Neuziane, Rafael, Robson, Ramon, Sol, Talita, Tássio, Vanderson e Weber.

Nenhum comentário: